O planeta Vênus é conhecido pelas suas altas temperaturas, que podem chegar a 462 °C durante o dia, e às vezes pode atingir os -190 °C durante a noite. A atmosfera do planeta é composta principalmente de dióxido de carbono e enxofre, o que torna o planeta extremamente quente e seco. Devido às suas condições climáticas extremas, o planeta Vênus é um lugar difícil para a vida existir. No entanto, o planeta Vênus pode ser um lugar ideal para armazenar energia elétrica. A ideia do projeto é enviar um módulo para um dos polos do planeta Vênus.
O módulo terá um revestimento de grafeno com uma fina camada de porcelana, o que permitirá que o mesmo seja protegido dos raios ultravioleta e do calor do planeta. O módulo também terá um receptáculo para receber sinal de infravermelho e transformar esse sinal em energia elétrica, que será usada para recarregar as baterias do módulo. O sinal de infravermelho será enviado através de um laser superpotente que será instalado em uma usina fotovoltaica em órbita ao redor do planeta Vênus.
O programa desempenhará um papel importante e fundamental na viabilização de novas missões a Vênus, auxiliando a NASA e seus parceiros na pesquisa e desenvolvimento de novos programas.
Fonte
https://olhardigital.com.br/2021/08/18/ciencia-e-espaco/china-quer-construir-estacao-espacial-para-uso-de-energia-solar-ate-2030/
https://olhardigital.com.br/2019/10/28/noticias/marinha-dos-eua-transmite-energia-eletrica-usando-lasers/
https://solarsystem.nasa.gov/planets/venus/overview/
https://solarsystem.nasa.gov/resources/549/energy-storage-technologies-for-future-planetary-science-missions/
https://solarsystem.nasa.gov/news/1519/venus-resources/?page=0&per_page=40&order=created_at+desc&search=&tags=Venus&category=324
https://www.nasa.gov/feature/automaton-rover-for-extreme-environments-aree/
https://sbir.nasa.gov/SBIR/abstracts/21/sbir/phase1/SBIR-21-1-S3.03-3308.html

